24/07/2015  Fonte: Peter Fussy, do G1, em São Paulo

Carros mais vendidos por estado: SP vai de Onix, RJ prefere HB20

Preferência do brasileiro está mudando em diversas regiões.

Líder por 27 anos, Gol não aparece na frente em nenhum estado. Sandero, Saveiro, Ka, Fox e HB20 lideram em alguns estados. Corolla é 3º no ES.

Desde que o Fiat Palio acabou com o reinado de 27 anos do Volkswagen Gol em 2014, os brasileiros diversificaram a preferência entre carros novos. É isto que mostra um levantamento feito pelo G1, que mostra os 3 modelos mais vendidos em cada estado do país, com base nos dados da federação dos concessionários, a Fenabrave.

Em 2014 , Gol e Palio dividiam o primeiro lugar ao lado da picape Fiat Strada em praticamente todas as unidades federativas. Já no 1º semestre de 2015, o Palio liderou em 10, a Strada em 9, e o Gol em nenhum.

A mudança abriu espaço para modelos novos no mercado, como a última geração do FordKa, que foi o mais vendido em Minas Gerais. O Renault Sandero apareceu em primeiro no Paraná, e o Volkswagen Fox em Sergipe.

O Chevrolet Onix, segundo carro mais emplacado no semestre, subiu ao lugar mais alto do pódio apenas em 2 estados: São Paulo e Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro mostrou que prefere o Hyundai HB20.

Fiat Palio

O líder de vendas no 1º semestre ficou na frente no Distrito Federal e mais 9  estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Como o campeonato é de pontos corridos, a regularidade deixa o Palio na ponta, com o 2º lugar em 8 estados e o 3º em mais 5. O modelo só não aparece no pódio de 4 estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Roraima e São Paulo.

Chevrolet Onix

O segredo do segundo colocado no geral é se posicionar melhor na região que possui a maior frota. A liderança em São Paulo, estado que mais vendeu carros novos no semestre, deu uma boa vantagem, mas o compacto da Chevrolet ficou em 2º no Pernambuco em 3º na Bahia, Alagoas, Ceará, Tocantins e Santa Catarina.

Fiat Strada

A picape mais popular do Brasil é o modelo preferido em 9 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Tocantins. A Strada aparece em 2º ou 3º em mais 8 estados.

Hyundai HB20

O compacto da marca sul-coreana é o “queridinho” no Rio de Janeiro – único estado em que ficou em primeiro lugar -, mas já é vice-líder em São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina. Para quem aparecia entre os mais vendidos em apenas um estado em 2014, foi um bom avanço na tabela.

Ford Ka 

A nova geração do Ka já deixou até o Gol para trás e galgou a 5ª posição no ranking geral dos mais vendidos no primeiro semestre. E o impulso veio dos mineiros, que emplacaram mais de 13 mil unidades e elegeram o modelo como o predileto no estado que abriga a maior fábrica da Fiat Chrysler.

Volkswagen Gol

O mais popular do Brasil por 27 anos já não lidera em nenhuma unidade federativa, mas ainda tem presença forte no pódio, em 2º lugar em 6 estados e 3º em outros 6.

Volkswagen Fox

O Sergipe tem baixo volume de vendas – perde apenas para Acre, Amapá e Roraima -, mas escolheu um favorito diferente de todos os outros: o Fox. A nova geração do modelo faz sucesso por lá, deixando para trás Palio e Gol, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O Fox também foi o 3º em São Paulo, o que lhe garantiu o 8º lugar no geral, compensando em parte a queda do Gol, enquanto o verdadeiro substituto, o Up!, não consegue engatar marchas mais altas. Por falar em Up!, o compacto, que vai ganhar motor turbo, só apareceu no pódio no Distrito Federal.

Renault Sandero

Quem disse que santo de casa não faz milagre? Diferentemente de Minas Gerais, os paranaenses parecem cultivar maior carinho pelos produtos produzidos no estado, tanto que o Sandero foi o mais vendido no primeiro semestre. É o único estado em que o modelo da marca francesa, produzido em São José dos Pinhais (PR), aparece entre os 3 primeiros.

Volkswagen Saveiro

A picape da marca alemã lidera em 2 estados (Amapá e Roraima) e consegue desbancar a rival Strada em outros, como no Acre, onde aparece em 2º lugar, atrás apenas do Palio. No entanto, a preferência em estados de baixo volume não faz diferença no balanço geral –  com 32 mil unidades, a Saveiro segue bem distante da Strada, que somou 54 mil emplacamentos no primeiro semestre.

Onde estão os sedãs?

O mercado brasileiro é dominado pelos hatchbacks compactos, mas alguns sedãs já aparecem entre os preferidos em algumas regiões, o que mostra uma mudança no gosto dos brasileiros. Em 2014, apenas um modelo apareceu entre os 3 mais vendidos e em apenas um estado.

No primeiro semestre, o caso mais curioso é do Toyota Corolla, que disparou em vendas e aparece em 3º lugar no Espírito Santo. O Fiat Siena, que liderou no Rio de Janeiro no ano passado, agora é vice-líder, assim como no Ceará. Já o Chevrolet Classic aparece em 3º no Acre e no Maranhão.

VEJA A TABELA COMPLETA DOS MAIS VENDIDOS POR ESTADO

logo2 branca